top of page

O NOVO Currículo Waldorf do Ensino Médio

Atualizado: 13 de fev.

ESCOLA WALDORF NO MUNDO

A escola Waldorf nasceu na Alemanha no ano de 1919 pela força de trabalho de Emil Molt (como idealizador da escolar e incentivador da divulgação pública do trabalho sobre a trimembração do organismo social desenvolvido por Rudolf Steiner anos antes), Rudolf Steiner como Formador do professores (e assim daí nasce o impulso desta pedagogia), Hebert Hann, Karl Stockmeyer e muitos que perceberam a necessidade de se ressignificar as práticas pedagógicas na Alemanha pós-Guerra. Um pouco dessa trajetória é contada no livro, ainda não traduzido para o português, "The Spirit of the Waldorf School" (clicando no título do livro é possível fazer seu download gratuito).

ESCOLA WALDORF NO BRASIL

No Brasil a PW tem seu início no ano de 1956 quando um grupo de pais e educadores fundam a Escola Waldorf Rudolf Steiner e em 1975 é formado o primeiro décimo segundo ano.[fonte: http://www.fewb.org.br/pw_brasil.html]

O NOVO ENSINO MÉDIO E DIÁLOGO COM PW

No final de 2016 foi aprovado o projeto de lei que reforma o Ensino Médio até o momento estamos no processo de adaptação do Ensino Médio Waldorf ao NOVO Ensino Médio Brasileiro.

Um diálogo destes dois impulsos pedagógicos foi iniciado pela FEWB e tenho sentido a necessidade de refletir sobre a nossa prática pedagógica quanto adequação à NOVA realidade brasileira; Reflexão tanto no âmbito da ampliação na nossa prática quanto aos fundamentos da Pedagogia de Rudolf Steiner quando adequação à necessidade brasileira.


Fiz uma palestra online no dia de ontem - 22 de agosto de 2022 - com o intuito de refletirmos os fundamentos da nossa prática pedagógica buscando construir um currículo com os impulsos espirituais Antroposóficos apresentador por Rudolf Steiner na preparação dos primeiros professores Waldorf e um diálogo entre os objetivos a serem conquistados com o NOVO Ensino Médio.

Mais uma vez, o objetivo deste trabalho acima é abrir a discussão para possíveis diálogos e alinhamentos entre os impulsos Antroposóficos da Pedagogia Waldorf e à realidade Brasileira do NOVO Ensino Médio.

MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES

Gostaríamos (Prof. Alonso e FEWB) de saber quais as necessidades que as escolas ainda tem para o desenvolvimento deste projeto e com o intuito de mapear futuras ações preparei um formulário. Agradeço se puderem compartilhar esse formulário em seus colegiados. FORMULÁRIO DE MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES DOS ENSINOS MÉDIOS Sigam nossos canais do youtube e torne-se membro do sites para ser notificados de novas postagens e eventos. Agradeço à leitura e acompanhamento da palestra. Um grande abraço Prof. Alonso Campoi

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page