INFORMAÇÕES
SOBRE AS AULAS
O objetivo do curso, além de comemorar a entrada do equinócio de outono, é ajudar professores e interessados no movimento aparente do sol a desenvolver observações (individuais ou com alunos) para a compreensão desses ritmos.
Através da observação do nascer, ocaso e movimento aparente diário do sol nos dias próximo ao equinócio, compreenderemos tais movimentos a partir da nossa latitude (trabalharemos latitudes do hemisfério Sul na extensão do Brasil).
Nestas aulas trabalharemos:
- História - Astronomia antiga e a marcação do tempo;
- Observação direta do sol no céu e horizonte;
- A utilização do Gnômon (Analema);
- Estratégias para determinar a posição do sol ao longo do dia;
- Desenhos dos movimentos e posições do sol (diário e anual);
- O movimento aparente diário do Sol nas latitudes citadas;
- O movimento aparente anual do Sol.
PÚBLICO
Professores de Classe dos anos: Quarto, Sexto e Sétimo;
Professores Especialista do EM;
Interessados em Observações Astronômicas.
DATAS
Aulas Gravadas de 19 - 22 de março de 2023
das 18h até 19h
Acesso de 1 mês ao Curso
INVESTIMENTO
R$ 100 reais no PIX ou Cartão de Crédito
DOCENTE
ALONSO CAMPOI
Coordenação do Centro de Pesquisa Antroposófica - Demétria/Botucatu SP
Bacharel e Mestre em Física pela UFSCar; Formado em Pedagogia Waldorf pelo Seminário de Formação de Professores de Botucatu; cursa Pós-Graduação em Gestão Escolar USP-Esalq. Coordenador e Docente do Grupo de Ciências Waldorf do Brasil onde desenvolve pesquisas pedagógicas e metodológicas em Física, Matemática e Fenomenologias de Göethe e Rudolf Steiner; Membro da Sociedade Antroposófica no Brasil; Desde 2009 atua como professor, tutor e assessor pedagógico em Física, Matemática, Geometria, Tecnologia, Astronomia, Geometria Projetiva e Agrimensura no EF II e EM em diferentes escolas Waldorf no Brasil. É professor de geometria na escola Aitiara e atua como Tutor de EM e Assessor de EM e EFII.